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terça-feira, 28 de setembro de 2010

Ectoplasma


  Muitas pessoas,dentro da doutrina espírita preconizada por Kardec,alegam possuir o chamado dom da "psicografia".Simplesmente,recebem ideias,informações em suas mentes supostamente vindas de espíritos que estão se comunicando.São os chamados médiuns.Porém,não é simplesmente um fenômeno que envolve os pensamentos da pessoa sensitiva,afeta também o ambiente externo com a substância conhecida como ectoplasma.O ectoplasma suposta emana de um médium após uma sessão com a qual ele contacta o mundo espiritual.É envolvido no fenômeno mediúnico conhecido como a materialização,ou seja,por meio da ação de espíritos o ectoplasma que era fluídico e etéreo chega ao alcance da sensação empírica(dos 5 sentidos humanos) e pode formar figuras materiais.Essa propriedade não possui nenhuma evidenciação ou comprovação científica a seu favor,mantendo-se apenas no campo da fé.O principal estudioso envolvido com essa misteriosa substância foi Charles Richet que,desconfiado com as supostas materializações realizadas pela médium Eva Carrièré,dedicou-se a estudar esse fenômeno e inclusive criou o termo ectoplasma(do grego "ektós":por fora; + "plasma":molde ou substância;).
A médium Eva Carrièré 


  C.Richet propôs três formas para o ectoplasma:A invisível,a fluídica-invisível e a concreta.Posteriormente,o cientista Gustave Geley,fundador do Instituto Metapsíquico Internacional de Paris,após realizar experiências nas quais o ectoplasma supostamente girava em torno das pessoas durante as sessões,constatou que os espíritos manipulavam os cérebros destas para produzir a substância que se acumulava até avançar em fenômenos mais complexos,como a materialização e a levitação.Porém,infelizmente,seus estudos não obtiveram muito êxito e se tornaram palco para charlatões que foram desmascarados,e até os dias atuais não houve tentativa que se aproximasse daqueles resultados.Não houve metodologia científica nesse caso para que algo pudesse ser alegado recebendo mais credibilidade do que as crendices infundadas que infeliz e incoerentemente norteiam a visão espírita.


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